DOURO TGV – ‘Turismo, Gastronomia e Vinho

Começa amanhã dia 10 de Maio, o ’DOURO TGV – Turismo . Gastronomia . Vinho – Vila Real 2017’

 

A decorrer no Parque de Ciência e Tecnologia Regia-Douro Park, em Vila Real até dia 12 de Maio, este evento pretende promover o melhor da região.

Tal como o nome indica, será dedicado ao Turismo, Gastronomia e Vinho do Douro e destina-se aos agentes e às gentes da região; aos diversos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), futuros embaixadores da região; e todos os players cujas actividades versem turismo, gastronomia e vinho.

No campo da ‘Gastronomia’ o programa divide-se entre Douro Internacional, Douro Integral, Douro Global e Douro Mundial. Será Duarte Calvão – consultor gastronómico da Associação de Turismo de Lisboa, director do Peixe em Lisboa, co-autor do blog Mesa Marcada e colaborador de vários anos do Diário de Notícias – e Teresa Albuquerque, vice-presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus a moderar os debates.

Chefes de renome e gastrónomos irão apresentar casos de sucesso e debater novas oportunidades para o Douro falando de produtos regionais como o porco bísaro, a maçã, a castanha, o azeite, ervas e flores comestíveis.

No tema ‘Turismo’ será explorada a vertente tecnológica ligada ao turismo, respondendo a várias questões: Quem navega no Douro? Como planeiam a sua viagem? Qual o futuro do Turismo desta região? Como melhorar a promoção do mesmo?

Finalmente o V de Vinho, será falado no último dia do evento. Através de uma ‘Viagem Enológica’ por diferentes regiões vitivinícolas, testemunhos de várias partes do mundo irão contar a sua experiência e a realidade do vinho a nível internacional.

No mesmo dia decorre a primeira edição do ‘Concurso de Vinhos Douro TGV by Regia-Douro Park’, no qual serão eleitos os melhores brancos e tintos, de entre os vinhos presentes na ‘Mostra de Vinhos e Sabores DOURO TGV’. Um concurso aberto ao público e de entrada gratuita.

Para terminar o evento, o tema de discussão será ‘O Vinho e o Digital’, dividido em três sub-temas: ‘A Escrita e Crítica Digital’, ‘Ferramentas Digitais ao Serviço do Vinho’ e ‘Vinhos, Filhos do Digital’.

Não faltarão vinhos para refrescar a conversa: um preview do branco e tinto ‘Bons Rapazes by Lavradores de Feitoria’, vinhos da autoria da dupla Tiago Froufe da Costa e Pedro Teixeira (actor da TVI) em parceria com a Lavradores de Feitoria; e os vinhos da Bebes.Comes / Collection, do casal Joana Marta e Pedro Moreira com enologia de Lúcia Freitas (DOC Dão) e Rita Marques (DOC Douro).

Podem verem o programa completo e outras informações em http://regiadouroempreendedor.com/douro-tgv/. O acesso ao ‘DOURO TGV’ é gratuito, mas implica inscrição prévia, feita por e-mail ou telefone.