Acabam de chegar ao mercado os vinhos Esporão Colheita Tinto 2016 e Esporão Colheita Branco 2017, produzidos exclusivamente com uvas biológicas colhidas na Herdade do Esporão

 

O lançamento das novas colheitas da Herdade do Esporão teve lugar em Lisboa e no Porto em dois jantares muito especiais. Eu tive o privilégio de estar na “primeira fila” do jantar na capital, servido na estufa da Quinta das Pintoras, em Marvila.

E tenho que vos dizer que esta quinta é um autêntico tesouro no meio de Lisboa! É uma quinta centenária rodeada de jardins com uma vegetação densa a esconder lagos com gansos e bancos de granito cobertos de musgo. Fez-me lembrar os jardins da casa dos meus avós em Sintra onde passava os verões com os primos 😊

A família proprietária decidiu abrir as portas da quinta para organização de eventos e o Esporão aproveitou muito bem esta oportunidade!

Herdade do Esporão

A aventura da agricultura biológica na Herdade do Esporão começou há mais de 10 anos com o objectivo de tornar a produção de vinhos mais sustentável, amiga do ambiente e mais cada vez mais genuína e fiel às origens.

João Roquette – CEO do Esporão – confessa que nem tudo foi fácil e que foram precisas muitas tentativas falhadas para finalmente em 2015 chegarem ao resultado pretendido e produzirem o primeiro Colheita branco e tinto 100% biológicos.

Hoje, a Herdade do Esporão já tem 150 hectares certificados com produção biológica e os restantes estão em processo de conversão.

Herdade do Esporão

Herdade do Esporão

O jantar de apresentação foi cuidadosamente preparado pelo Chef Carlos Teixeira. O menu composto por vários canapés, três pratos e uma sobremesa, combinava sabores improváveis mas todos bem alentejanos. Foi servido numa longa mesa cheia de bons apreciadores de vinho e num ambiente intimista da estufa da quinta!

Ao longo do jantar, a enóloga Sandra Alves foi falando da natureza singular destes vinhos, ao mesmo tempo que o ilustrador Nicolau projectava numa tela o processo criativo da imagem visual dos vinhos à prova.

Herdade do Esporão

Herdade do Esporão

Herdade do Esporão

Esporão Colheita Tinto 2016, é um blend de Cabernet Sauvignon e Touriga Franca que lhe atribui aromas de ameixa e mirtilo combinados com algumas notas vegetais. Na boca sente-se bem o corpo da Touriga Franca e estrutura e acidez da Cabernet Sauvignon.

Já o Esporão Colheita Branco 2017, é totalmente feito a partir de Antão Vaz, conhecido pelos seu paladar cítrico ao inicio mas com notas de fruta branca já madura. São vinhos cremosos e envolventes, de final intenso e muito persistente.

Ambos os vinhos têm um preço de venda recomendado de 9,99€.

Herdade do Esporão

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *