O 17•56 Museu da 1.ª Demarcação já tem site e entrada gratuita uma vez por mês

 

Inaugurou no passado 30 de Agosto de 2018 pelas mãos da Real Companhia Velha o 17•56 Museu & Enoteca, mesmo à beira do rio Douro, no Cais de Gaia.

17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha tem dois pisos, onde vinho, gastronomia e história se complementam. O nome faz referência ao ano da instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (também denominada por Real Companhia Velha), o mesmo da 1.ª Demarcação do Alto Douro: 1756.

Museu da 1.ª Demarcação situa-se no piso 0 e conta com uma sala de provas e loja de vinhos. Aqui conta-se a história do Douro, indissociável da própria história da Real Companhia Velha. É possível fazê-lo através de inúmeros objectos e documentos, pertença do espólio da empresa, e garrafas históricas. Um museu que nos conta também alguns dos mais importantes acontecimentos mundiais.

Este ano surgem novidades no que toca ao Museu, que agora pode ser “visitado” on-line, através do site www.museurealcompanhiavelha.pt, e cuja entrada é gratuita uma vez por mês, para cidadãos nacionais, ao segundo Sábado.

A apresentação do espaço no universo on-line engloba uma pequena explicação sobre a missão e os objectivos do 17•56 Museu da 1.ª Demarcação. Pode ler-se sobre a Exposição Permanente, conhecer a ‘Peça do Mês’, de todo o espólio etnográfico e documental, assim como as obras de pintura, entre outras peças que fazem parte do acerco da empresa.

Todos os detalhes sobre localização, como chegar, horários, tipologia de bilhetes disponíveis e contactos está também presente neste espaço on-line.

Para além de informativo, dispõe de algumas fotos, dispostas a “abrir o apetite” para o visita in loco ao 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha.

Enoteca 17•56, situa-se no piso 1 do edifício. Para além do amplo portefólio da Real Companhia Velha podemos ainda provar alguns dos melhores vinhos de Portugal, na secção ‘Carta dos Amigos’, e também vinhos das diferentes regiões do Velho Mundo. No total, a carta de vinhos ultrapassa as 500 referências!

O vinho é o foco deste projecto mas é naturalmente complementado por diversas iguarias! Logo à entrada tem a Fromagerie Portuguesa com uma selecção de cinquenta queijos nacionais e internacionais e um chefe da Real Companhia Velha a representar a cozinha tradicional, peixes e mariscos. O Reitoria assegura as sandes gourmet e a steakhouse, com carnes maturadas diversas; e o Shiko umraw bar, de inspiração japonesa.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *