vinhos do alentejo

Com século e meio de tradição na produção de vinho, a adega Ervideira cresce e sai do Alentejo para o resto do país

 

Quando ouvimos falar de produtores de vinho centenários, cuja produção vai já em quatro ou cinco gerações, arrisco dizer que a nossa mente viaja de imediato para o centro e norte do país. Não nos coloca exactamente no Alentejo.

Nesta região há excelentes produtores de vinho, mas na sua grande maioria, na primeira ou no máximo segunda geração.

Pois não é o caso da adega Ervideira.

enoturismo alentejo

ervideira alentejo

A produção de vinho aqui remonta a 1880, quando o ilustre Conde D’Ervideira – bisavô do atual proprietário, Duarte Leal da Costa – iniciou a produção de vinho na região de Évora.

Desde esse momento que a Ervideira se mantém numa estrutura completamente familiar e conta já com a 5ª geração de produtores.

A Ervideira detém um total de 160 hectares de vinha, distribuídos pelas sub-regiões da Vidigueira e Reguengos de Monsaraz. Duas zonas bem quentes do país, onde nascem vinhos bem estruturados e com personalidade!

wine lounge ervideira

Vinte anos depois de lançar o primeiro vinho, em 1998, a Ervideira inaugurou o seu Wine Lounge junto à adega em Évora. Já tinha uma loja e sala de provas dentro das muralhas desta cidade histórica, mas o Ervideira Wine Lounge surgiu como um novo conceito de enoturismo.

E eu lá fui conhecer!

Fui muito bem recebida pela Ana que me fez a habitual visita pela adega e sala de barricas, onde são produzidas e envelhecidas cada uma das vinte referências da marca. São espumantes, vinhos brancos e tintos e ainda vinhos fortificados, todos com uma forte identidade alentejana.

O Ervideira Wine Lounge é um espaço calmo, iluminado, com uma vista para o imenso Alentejo e rodeado de vinhos! Que mais eu podia querer?

Ana contou-me que a ideia de criar o Wine Lounge não se limitou a realizar provas de vinho da casa Ervideira, mas no fundo, ajudar o visitante a perceber mais do terroir do Alentejo.

Uma das actividades que oferece é a possibilidade do visitante “calçar as botas” do enólogo e fazer um vinho ao seu gosto, através da prova das diferentes castas – descobrir os seus aromas e características – e criar o blend que mais gosta!

enoturismo ervideira

Eu naquele dia, simplesmente me sentei numa das mesas da sala, a apreciar o que tinha à minha frente. Sim, uma vista fantástica, mas além disso tinha um lanche delicioso preparado só para mim!!! Uma selecção de pão caseiro, queijo, compotas e enchidos regionais para acompanhar os vinhos que se seguiam.

Aqui no Ervideira Wine Lounge, o visitante é livre de escolher os vinhos que quer provar! E como a escolha não é nada fácil, há sempre alguém na sala para ajudar a perceber e a escolher cada vinho.

A minha selecção foi:

Invisível – A primeira produção e certificação de vinho branco a partir de uma uva tinta, neste caso Aragonez. É um vinho que preenche a boca com notas de ervas aromáticas e uma acidez equilibrada.

Conde d’Ervideira Private Selection tinto  um vinho muito perfumado no nariz, encorpado e gastronómico, representando muito bem o Alentejo

vinhos ervideira alentejo

Em 2020, a Ervideira decidiu dar os primeiros passos fora da sua zona de conforto.

Com mais de 100 anos de história no mundo dos vinhos em Portugal, este produtor saiu do Alentejo para estender o seu enoturismo a outras cidades do país.

Em Fevereiro, Fátima foi o primeiro bar e sala de provas a ser inaugurado, seguindo-se Lisboa.  Nestes espaços é possível não só comprar vinho – alguns exclusivos do Clube Ervideira – como ainda fazer provas harmonizadas com produtos tipicamente alentejanos.

Ainda só visitei a loja de Lisboa, mas já percebi que a própria decoração dos diferentes espaços segue uma linha minimalista, de tons claros e muita luz natural.

wine lounge ervideira

Segundo Duarte Leal da Costa, o Restelo – bairro onde se situa a loja de Lisboa – foi pensada com base no nosso objetivo em querermos estar na rota turística da cidade. Não queremos ser apenas mais um espaço com venda de vinhos, mas sim um local onde os consumidores e turistas podem encontrar as nossas melhores referências e ter uma experiência memorável.

Aos olhos da adega Ervideira, Também Fátima foi escolhida por ser um dos destinos turísticos mais procurados em Portugal e por também se tratar de uma região sem grande histórico de produção vínica o que pareceu uma excelente oportunidade.

É a Ervideira a crescer, a dar continuidade a um legado de várias gerações e a provar que ainda tem muita história para escrever!

ENOTURISMO ERVIDEIRA

 

Subscreva para receber cada novo artigo no seu email




0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *