Uma casa onde se produz vinho e queijo Serra da Estrela, que também já foi central hidroeléctrica e fábrica de gelo

 

Não vos vou contar a longa história da Casa da Ínsua, (que vale muito a pena ouvir, principalmente contada pelo director do hotel António Machado Matos, um excelente contador de histórias) mas posso desde já dizer que todo o tempo que passarem nesta casa é pouco!

Enquanto caminhávamos lentamente pelos corredores da casa – que é hoje um hotel de charme – fiquei a conhecer todos os pormenores que tornam este lugar tão único e especial e que enriquece a região do Dão.

_cimg3611

Os visitantes são livres de circular por todas as salas, cada uma com um tema e uma decoração que vão contando a história de Portugal. Ao lado do restaurante, ainda está bem conservada a Cozinha Velha, capaz de fazer inveja a qualquer uma das nossas cozinhas modernas – toda branca, muito espaçosa e cheia de luz natural!

_cimg3627

O primeiro vinho Casa da Ínsua foi produzido em 1852 e destinava-se essencialmente ao consumo próprio da quinta. Apenas em 1980, com a construção da adega, se iniciou a venda ao público. Este espaço, hoje modernizado, mantém os antigos lagares e carris de plataformas de transporte dos pesados barris.

_20150520_132555

Na quinta produzem também queijo Serra da Estrela, numa queijaria situada ao lado da plantação de cardos. O dedicado pastor cuida diariamente das ovelhas que dão origem a estes deliciosos queijos!

Visitei ainda o núcleo museológico, composto por artefactos e objetos recolhidos da vivência na casa e na quinta ao longo dos anos. Entre malas de viagem e berços de crianças está ainda o quadro eléctrico pertencente à central hidroélectrica da quinta, que abastecia toda a comunidade envolvente em 1893.

_20150520_085111

Portanto…. seja para provar o vinho, para fazer queijos e compotas, para se sentar numa cadeira pertencente a Luis de Albuquerque (o primeiro proprietário da casa) ou para se perder pelo labirinto dos jardins ingleses, uma estadia no hotel da Casa da Ínsua é sempre tempo bem aproveitado!

cimg3694_

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *