como começar um podcast

Se está a pensar começar um podcast, tem aqui 7 passos para criar um podcast que as pessoas vão querer ouvir!

Criar um podcast parece mais complicado do que na realidade é! Para lançar o meu 5 Minutos de Vinho tive que fazer alguma pesquisa, perder algum tempo, tentar e errar…

Mas para que não tenha que passar por isso e começar já a gravar, deixo aqui 7 dicas de como começar um Podcast

1º PASSO: Definir tema

Pensar num tema que as outras pessoas queiram ouvir. Até pode achar que tem um tópico super interessante, mas se mais ninguém pensar igual, acaba a falar sozinho, literalmente. Portanto se vai gastar tempo, energia e eventualmente, dinheiro, que seja em algo que pode alguma forma ser útil para os outros ouvirem.

Com isto, pense num nome chamativo. Um nome curto, que fique no ouvido e que deixe claro do que se trata o podcast.

No meu caso, 5 Minutos de Vinho é bastante claro do que se vai falar e qual a duração. Tem uma boa sonoridade e memoriza-se bem, o que também é importante.

Pense também num tema que possa ser prolongado por vários episódios. Convém que o seu tema tenha “sumo” para uma temporada com alguns episódios e não esgotar o assunto rapidamente.

Deve pensar quantos episódios quer lançar, qual a duração ideal de cada um e com que frequência.

Todos estes detalhes são importantes para o sucesso e longa vida do podcast.

2º PASSO: Criar uma capa

Pode ser uma imagem da sua cara ou uma imagem do tema de que fala no podcast, mas é importante que seja cativante e sugestivo.

Há muitos programas onde o fazer, eu fiz o meu no Canva, gratuito, muito intuitivo e com variedade de funções por isso recomendo.

podcast vinho

3º PASSO: Escrever um guião

Mais detalhado ou mais improvisado, é importante ter alguns tópicos ou uma linha condutora para que não se perca no tema.

Porque pode-lhe parece divertido estar a improvisar frente ao microfone, mas depois para o ouvinte pode não fazer sentido, perde-se no seu discurso e desiste do episódio.

Ter um guião também ajuda a controlar o tempo e não exceder a duração que estabeleceu para o podcast.

AH! Uma coisa muito importante: crie o episódio 0. Neste episódio vai-se apresentar, explicar de que fala o podcast, porque escolheu aquele tema e, se for relevante para o assunto, falar da sua formação profissional. Isto para que os ouvintes o conheçam e criem desde logo uma relação emocional consigo.

4º PASSO: Ir às compras!

Não sendo obrigatório – é totalmente facultativo e ao critério de cada um – acho recomendável fazer um pequeno investimento. As duas únicas compras que fiz para o meu podcast foram: um microfone e uma música.

Pode achar que o som do seu telefone ou computador é perfeito e não precisa de um microfone, mas normalmente os microfones estão preparados para reduzir ruídos de fundo e acabam por criar um som mais limpo.

Mais uma vez temos que pensar em quem nos ouve. Se o som for amador, as pessoas não vão conseguir ouvi-lo muito tempo. Se por outro lado, a sua voz sair clara e melodiosa, torna-se mais agradável de ouvir.

O microfone que comprei foi este da Amazon

Quanto à música, também decidi comprar, embora haja muitas músicas gratuitas. Mas ao comprar um som, reduzo a hipótese de outra pessoa usar a mesma música noutro podcast. Por isso a música de inicio do 5 Minutos de Vinho (que é mesma de fundo durante cada episódio), comprei no site Audio Jungle

5º PASSO: Gravar

Existem diferentes softwares de edição de som, alguns computadores já têm alguns programas de origem.

Eu aprendi a usar o Audacity (utilização gratuita) que me parece bastante completo. É possível criar várias faixas de som em simultâneo e editar o áudio de várias maneiras. Recomendo explorar todas as funcionalidades e encontrar o formato melhor de enriquecer o seu podcast.

Ainda sobre o som, algo que recomendo é, além de ser um som limpo e claro (o microfone, como eu já disse, ajuda muito nisto) importa que o volume da voz, música e efeitos sonoros esteja ao mesmo nível. Para que a voz não esteja muito baixa e a seguir vem uma música, quase aos gritos!

6º PASSO: Publicar

Antes de publicar... recomendo ter já cerca de 3 a 4 episódios gravados. Isto para que arranque com o podcast já com algum conteúdo para “agarrar” os ouvintes.

Se lançar o podcast apenas com um episódio, não está a criar ritmo e não gera audiências. Faça do seu podcast um programa com determinada cadência (semanal, quinzenal, diário, se quiser) para criar habituação a quem está do outro lado a ouvir.

Assim, no lançamento, publique logo 3 episódios para a audiência conhecer o seu estilo, habituar-se à voz, ficar com vontade de ouvir mais! Depois pode entrar no ritmo de publicação que definiu para o seu podcast.

Para alojamento do podcast eu usei a plataforma Anchor, que pertence à Spotify.

Como o nome indica, este é o lugar “âncora” do podcast. É aqui que introduz cada episódio (ou ficheiro WAV do Audacity) e tem logo opção de distribuir para várias plataformas como Spotify, Apple Podcast, Google podcast, Castbox e outras.

7º PASSO: Divulgar

Actualmente a oferta de podcasts é imensa e, portanto, a concorrência também. É muito importante divulgar o seu programa desde o primeiro dia para começar logo a crescer em audiência.

Se já tem uma rede social dinâmica, já construiu a sua comunidade, então aproveite-a para divulgar o podcast.

Pode também optar por criar um novo perfil de Instagram só para divulgar cada novo episódio do podcast e assuntos relacionados com o seu tema.

Outra hipótese é criar um blog dedicado ao podcast e posso adiantar que o WordPress está bastante preparado para esse efeito, basta fazer uma pesquisa rápida e tem várias tutoriais.

Eu também descobri o blog FEEDGURUS com dá dicas muito uteis sobre podcasts, que recomendo muito

DICA BÓNUS:

Não espere que esteja tudo perfeito para começar! O primeiro episódio vai sair mal, vai gravar e apagar várias vezes, não vai acertar com o funcionamento do micro e não vai gostar da sua voz.

Avance na mesma. Sei por experiência de 70 episódios do 5 Minutos de Vinho, que são precisos alguns episódios para que a coisa comece a fluir e tudo se torne mais natural.

Agora ponha o seu podcast cá fora, sem medos 😊