enoturismo em portugal

“Como manter vivo o enoturismo durante a pandemia?” é a pergunta que toda a gente deste sector quer saber. Exige algum esforço e criatividade, mas é possível!

Desde Março que muitos produtores tiveram que, inicialmente, fechar as suas portas, depois lentamente reabrir, mas sempre com muitos limites.

A insegurança está instalada e se o turismo no mundo abrandou, um turismo de nicho como o enoturismo, é natural que também tenha sofrido uma mudança.

Recentemente assisti à IWINETC – Internacional Wine Tourism Conference 2020 que tem lugar em diversas cidades da Europa desde 2009. Uma conferência que estava prevista para acontecer presencialmente em Itália em Março, foi adiada para Outubro em formato digital e onde o assunto pandemia esteve no centro das atenções, claro está.

Então, como dinamizar o enoturismo durante uma pandemia? O que fazer em tempos tão incertos?

Não existem formulas mágicas. Acima de tudo existe criatividade, foco e muita vontade de fazer acontecer! Deixo-lhe aqui algumas ideias.

MAIS ACTIVIDADES NO EXTERIOR

Se é ao ar livre que estamos mais seguros e protegidos do virus então é lá que tem de concentrar a sua atenção.

Pense como utilizar da melhor maneira os espaços exteriores da sua adega, mantendo o conforto e segurança do visitante.

E não fique por aí, faça uma pesquisa de empresas de actividades turísticas de exterior na região da sua adega – passeios de barco, cavalos, trekking, todo-o-terreno… – e estabeleça parcerias com essas empresas.

Prove que o enoturismo é uma opção segura para momentos de férias e lazer.

visitas privadas enoturismo

VISITAS PRIVADAS

Cada vez mais, os visitantes procuram experiências personalizadas e de proximidade além de que querem efectivamente estar longe de multidões.

Prepare as suas visitas para casais e pequenas famílias e amigos e, mesmo que em pequenos grupos, não junte desconhecidos na mesma visita.

Além de seguro, o visitante vai sentir-se mais confortável em fazer aquelas “perguntas parvas” (que não são, mas tem vergonha de fazer em público) e vai-se sentir especial, com toda a atenção que merece.

Uma excelente forma de “mimar” quem o visita e criar laços fortes com clientes que certamente se tornarão fiéis a longo prazo.

CRIANÇAS SÃO BEM-VINDAS

Que o facto de ter filhos não seja impedimento para fazer enoturismo! Está na altura de pensar que o enoturismo também pode ser para os mais novos que acompanham os seus pais. Principalmente num ano em que não só os adultos mas também as crianças se viram privadas de tanta coisa.

Enquanto os pais disfrutam calmamente da sua prova de vinhos, as crianças ou jovens adultos podem também ter uma experiência em torno do vinho, dos aromas e sabores. Caça ao tesouro na vinha? Prova de uva e de sumos?

Puxe pela imaginação e pense como fazer do enoturismo um programa para toda a família.

SOZINHO NÃO VAI LONGE…

Nunca a expressão “juntos somos mais fortes” fez tanto sentido. E aplica-se a diversas áreas, até no enoturismo. Porque sozinho, ninguém vai muito longe.

Está na altura de olhar para o lado, conhecer as adegas vizinhas e conhecerem o que cada um tem para oferecer. A partir daí podem, criar percursos vínicos em parceria.

Desenhe um programa de enoturismo que reúna diferentes adegas, uma estadia num hotel rural e refeições em restaurantes regionais e, de repente, a sua região torna-se muito mais rica e apelativa!


FALAR PARA O PÚBLICO PORTUGUÊS

Por mais que se abram fronteiras e aeroportos, tão cedo o turismo internacional não irá voltar aos valores de 2019. Não descuidando o cliente estrangeiro, agora está na altura de se focar no visitante português. Comece na comunidade local, regional e parta para o resto do país.

Comunicar para o público português é perceber os seus hábitos de consumo, as suas tendências de férias e tempos livres, é aproveitar os feriados e festividades do nosso país e repensar todo a sua oferta enoturística neste sentido.

COMUNICAR A SUA ADEGA

Se não der a conhecer a sua adega, o seu vinho, como espera que os portugueses saibam que ela existe?

Actualmente, há muito “actores” na área da comunicação e promoção do vinho que deve ter como aliado da sua marca.

Falo, naturalmente, de jornalistas. Mas falo também de escanções e garrafeiras – o ponto de venda mais imediato dos seus vinhos – e ainda de bloggers e embaixadores de marca, cada um com os seus meios de comunicação e os seus seguidores fiéis.

Nesta época mais calma de trabalho, faça uma seleção de nomes que mais se identificam com os valores da sua marca e convide-os a conhecer a sua adega, a sua história, os seus vinhos e a conhecê-lo a si!

APOSTE NO ONLINE

Nada substitui o contacto e presença física mas este ano obrigou o mundo todo a virar online.

Faça um bom uso da tecnologia e das redes sociais e partilhe a sua adega virtualmente. Organize provas de vinho virtuais, mostre os bastidores da adega, o que se faz para além da vindima e que muita gente não vê, dê a conhecer quem lá trabalha, as pessoas que fazem cada vinho acontecer.

No fundo, é abrir as portas da sua casa sem que o visitante saia da dele. Esta é a melhor altura para os fazer sonhar e criar desejo de um dia, viajar até si!

O SABER NÃO OCUPA LUGAR

Aproveite este momento para aprender mais sobre temas que podem melhorar o seu desempenho e da sua unidade de enoturismo!

Analise as suas fraquezas ou da sua adega e melhore as suas competências.

E isso pode ser visitar outros enoturismos, da sua região e não só. E incentive a sua equipa a fazer o mesmo. Vá aprenda um novo idioma, por exemplo, ou estudar marketing e técnicas de vendas, aprenda mais sobre castas e regiões do mundo ou faça o curso WSET !

E foi a pensar na necessidade de fazer crescer o enoturismo em Portugal, a pensar nestes tempos mais incertos e na vontade de aprender mais sobre a área que criei a formação “Enoturismo com Madalena Vidigal”.

A terceira edição desta formação vai acontecer em Abril de 2021 em modo online. Mais informações aqui.

Enoturismo em tempos de pandemia é possível sim e é mais uma oportunidade para mostrar a sua dedicação e paixão pela cultura do vinho!