Herdade da Rocha Crato enoturismo

Quando Mário Rocha chegou pela primeira vez a este lugar deu de caras com um veado, a passear livremente no campo. Assim nasceu a Herdade da Rocha!


Na verdade, começou quando uma família do Porto decidiu procurar um refúgio de férias no campo e viu no Alto Alentejo o lugar ideal para isso acontecer.

Isto passou-se em 2006, altura em que se começou a contruir a casa de família e, apenas três anos depois, estava a vinha a ser plantada. O que começou por uma tímida vinha de 4 hectares tem vindo a crescer, agora com 10 hectares e com planos de aumentar no futuro.

Mas os planos mudaram! Se inicialmente a Herdade da Rocha – também conhecida por Couto Saramago – tinha apenas o propósito de receber os Rocha para dias de descanso no Alentejo, hoje é muito mais que isso.

Mária Rocha, filha de Mário, recebeu-me na herdade e contou-me que com o passar dos anos, a ideia de transformar a casa num alojamento local começou a fazer cada vez mais sentido – pois a oferta no Crato era pouca e a herdade era bonita demais para guardar apenas para si – e em 2017 abriu o Boutique Lodge Olive Residence and Suites.

No edifício principal estão situados alguns quartos (os originais da família) e o restaurante. Lá fora, uma piscina decorada com estátuas trazidas de Bali,  faz-nos sentir algures na Ásia e em seu redor, foram acrescentados mais quartos em formato bungalow.

E por falar em restaurante… Aqui a comida transporta-nos novamente para outro continente, neste caso o africano. Numa das suas viagens a São Tomé, Mário Rocha conheceu o Chef José Luis e não descansou enquanto não conseguiu tê-lo a partilhar a sua cozinha na Herdade da Rocha.

O jantar começou com um “Spa de língua”… à primeira achei que ia comer algo como língua de vaca estufada ou algo assim, mas fiquei muito surpreendida quando o Chef me trouxe à mesa um prato com pedaços de chocolate negro, gengibre ralado, pimenta rosa e um copo de vinho tinto.

As instruções seguiram-se, e com José Luis a acompanhar-me, consegui lentamente saborear estes 4 elementos na minha boca e percebi então o que era um “Spa de Língua” 😊

Como prato principal escolhi um hambúrguer de waguy no pão com batata doce – muito tenro e saboroso – e terminei com uma laranja laminada regada a azeita da herdade.

A acompanhar o jantar, além do copo de Herdade da Rocha Syrah que foi servido com a entrada bebi o rosé da casa. Não é daqueles clássicos rosés leves e fresquinhos de verão com habitualmente se descrevem estes vinhos, é um rosé feito inteiramente de Touriga Nacional com aromas de pimenta rosa e na boca frutado com certo amargo a lembrar toranja ou goiaba fresca.

Sim, o quarto, a piscina, o restaurante são óptimos, mas confesso que foi quando peguei numa bicicleta e me pus a pedalar pela herdade, que este lugar me conquistou!

Em torno do boutique lodge existem 62 hectares de terra, onde há muito mais que vinhas e olival.

Entre as centenas de afloramentos de granito, a família contruiu longos passadiços de madeira, de onde se podem ver – e chegando mais perto, até lhes podemos tocar – veados e muflões e outros animais.

Apesar dos proprietário da herdade serem originalmente do Porto e o início do projecto ter sido acompanhado por dois enólogos do Douro, não há dúvida que os vinhos da Herdade da Rocha retratam bem o Alentejo: vinhos estruturados, muito aromáticos e cheios de sabor.

As uvas vindas os 10 hectares de vinha são processadas na adega desenhada por Mário Rocha – moderna, funcional e muito bem integrada na paisagem – e, actualmente, sob a supervisão de Nuno Morais e Rui Reguinga.

Os meus últimos momentos na Herdade da Rocha foram passados no Cantinho da paz. Uma bonita estrutura de madeira pintada de branco, colocada no alto de um monte, onde fiquei a apreciar aquela paisagem tão diferente do Alentejo a que estou habituada, mais rochoso, mais montanhoso mais bruto mas igualmente apaixonante!

Subscreva para receber cada novo artigo no seu email

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *