Se existe uma “Disneyland dos Vinhos” é em Napa Valley

 

Digo isto porque os norte-americanos são um povo descontraído mas muito bons em marketing pelo que conseguiram tornar Napa Valley numa região mundialmente famosa e não apenas pela qualidade dos vinhos aqui produzidos.

Neste vale, o enoturismo é divertido, informal e acessível a toda a gente, resultado de uma exemplar sinergia entre adegas e agentes turísticos.

Napa Valley encontra-se na Califórnia um pouco a norte de São Francisco e é especialmente conhecida pelo seu Cab (não, “Cab” não é táxi mas sim Cabernet Sauvignon!) e  pelo Chardonnay.

No geral são vinhos jovens, aromáticos e exuberantes no sabor, caracteristicas do Novo Mundo, mas com influência francesa devido às técnicas trazidas da Europa.

Napa Valley Califórnia enoturismo

Dediquei 5 dias a esta região e visitei sítios realmente imperdíveis!

Comecei pela Silverado Vineyards (curiosamente uma propriedade da família de Walt Disney!) que, por não ser muito turística, as visitas são feitas em pequenos grupos e com mais liberdade para conversar.

Segui para Rutherford Hill que vale a pena visitar pela mesma razão: pouco turística, mais técnica e com uma vista lindíssima sobre o vale. Nestas adegas conseguimos provar com calma vinhos bem feitos, numa prova acompanhada por um guia bem informado.

Napa Valley Califórnia enoturismo Silverado vineyards

Napa Valley Califórnia enoturismo Rutherford Hill

Encontrei o total oposto nas adegas Robert Mondavi Winery e Francis Ford Coppola Winery: duas adegas muito famosas acima de tudo pelo mediatismo dos seus fundadores e como tal consideradas de paragem obrigatória.

Ambos de origem italiana, vingaram no Novo Mundo ao produzir bons vinhos americanos e hoje as suas adegas atraem muitos turistas anualmente.

Napa Valley Califórnia enoturismo Robert Mondavi

Robert Mondavi Winery

Napa Valley Califórnia enoturismo Robert Mondavi

Robert Mondavi Winery

Napa Valley Califórnia enoturismo Francis Ford Coppola Winery

Francis Ford Coppola Winery

Por fim, a minha preferida: Joseph Phelps Vineyards!

Aqui, como não há visita à adega nem nenhum tour porque o vinho é produzido noutra propriedade, o tempo da minha visita foi passado à sombra de um alpendre, a provar os vinhos que eu escolhi, ao meu ritmo, enquanto admirava a beleza das vinhas estendidas aos meus pés.

O seu vinho de assinatura é Insignia, o primeiro vinho estilo Bordeaux produzido na Califórnia que, desde 1974, já ganhou vários prémios a nível mundial.

Napa Valley wine tasting Joseph Phelps vineyards

Joseph Phelps vineyards

Enoturismo Napa Valley Califórnia

No meio de tanta prova de vinhos tive que parar para comer e os dois sítios que mais gostei foram  Oakville Grocery, na St Helen Highway e Auberge du Soleil, em Rutherford.

O primeiro é um supermercado gourmet mesmo à beira da estrada, cheio de queijos, pães, enchidos e outras coisas deliciosas, ideal para comprar uma caprichada sandwiche, um latte e seguir viagem.

O segundo é um hotel de charme com um restaurante estrela Michelin, mas o que sugiro é simplesmente sentarem-se na esplanada ao fim da tarde a beber um copo de Chardonnay fresco e disfrutar a vista para Napa Valley!

Napa Valley Oakville Grocery    Napa Valley Auberge du Soleil

Subscreva para receber cada novo artigo no seu email