Rota dos Vinhos do Alentejo

Conhecer os vinhos alentejanos é agora mais fácil com o novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo

 

Se pensam fazer-se à estrada e conhecer melhor os vinhos alentejanos, então recomendo que passem antes por Évora – que por si só já vale a pena a visita – onde está localizado o novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) apresentou este mês, em Évora, o novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, com um conceito multimédia e interativo, com o objectivo de promover e facilitar o enoturismo na região.

Aqui encontram tudo (ou quase tudo!) que precisam saber sobre esta região. Começando pela história da produção de vinho naquela parte do país – que remonta ao séc. XII – até conhecer a tradição ancestral do vinho de Talha, os solos e as castas, a sustentabilidade da região e os diversos enoturismos que integram a Rota dos Vinhos do Alentejo

 

Além de vários vídeos sobre a região que já vos abrem o apetite, a CVRA também quis dar a conhecer um pouco da viticultura do Alentejo. Colocou em expositores de vidro, diferentes amostras de solo para que se entenda então as variações nas características dos vinhos, desde Beja até Portalegre. E para que desafiem também o vosso olfacto, neste espaço encontram essências das principais castas plantadas no Alentejo: Alicante Bouschet, Trincadeira, Aragonez, Antão Vaz e Roupeiro.

Talvez alguns de vocês já conhecessem as antigas instalações da Rota dos Vinhos do Alentejo, também em Évora, essa maioritariamente dedicada a prova de vinhos e promoção dos produtores da região. A prova de vinho aqui mantém-se, com três produtores por semana dar a provar dois vinhos do seu portfólio.

Rota dos Vinhos do Alentejo

Mas há mais!

Sobre o enoturismo concretamente, foi também criada uma ferramenta que eu achei muito útil e divertida. Um mapa interactivo com todas as adegas associadas à rota, onde vocês podem facilmente desenhar o vosso roteiro.

Definem o ponto de partida e destino e pelo caminho encontram recomendação de restaurantes e alojamentos para que aproveitem a viagem ao máximo – este roteiro feito à medida pode depois ser enviado para o vosso email e estão pronto para ir!

Francisco Mateus, Presidente da CVRA, reconhece a importância de alargar a promoção do enoturismo do Alentejo e sente-se orgulhoso do reconhecimento internacional que este tem recebido “desde 2014 o Alentejo já recebeu 9 distinções sucessivas enquanto destino de enoturismo, onde a mais recente, em Novembro de 2019, foi da Condé Nast Traveler, revista norte-americana de viagens de luxo e “life style” publicada pela Condé Nast, sediada em Nova Iorque, que considerou o Alentejo como uma das seis “Best Wine Regions to Visit in 2020”, pelo que a CVRA vê o investimento realizado como o passo certo para crescer no enoturismo dando a conhecer o carácter único desta região de vinhos.”

.

Subscreva para receber cada novo artigo no seu email




0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *