vinhos herdade da rocha
5 Minutos de Vinho
5 Minutos de Vinho
EP11 - SULFITOS
/

Neste episodio vou desmistificar as ideias erradas sobre Sulfitos! O que são, para que servem e outras curiosidades

VINHO QUE ACOMPANHA O EPISÓDIO: Malvarinto de Janas – Quinta de San Michel, Lisboa


Mas então o que são os sulfitos?

Esses malvados que tanta gente insulta e que culpa pelas fortes ressacas… Sulfitos são sulfuroso ou dióxido de enxofre (SO2) adicionado no processo de vinificação. É no fundo um conservante antisséptico, antibacteriano e antioxidante. São nada mais nada menos que preservantes do vinho, que previnem o crescimento e desenvolvimento de bactérias, protegem o vinho da oxidação e permite que este se aguente em boas condições durante muitos anos.

Os sulfitos ajudam também a extrair a cor e os taninos das uvas. Como as uvas brancas dispõem de menos taninos e menos cor que as tintas, precisam de uma ajudinha extra, com a adição de mais sulfuroso.

Os sulfitos fazem mal à saúde?

Não. Legalmente, existe uma quantidade máxima de sulfuroso a utilizar nos vinhos, exactamente para que não façam mal à saúde do consumidor. Inclusivamente, esta quantidade tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos. Isto porque existem pessoas mais sensíveis aos sulfitos que podem mesmo desenvolver reações alérgicas a estas substâncias.

E, ao contrário do que é muitas vezes dito, já foram feitos muitos estudos que provam que os sulfitos não causam dores de cabeça. As causas das dores de cabeça (e não me refiro obviamente à ressaca, nesse caso a dor de cabeça vem do excesso de alcool…!) não são ainda claras mas podem estar associadas a dezenas de outros compostos presentes no vinho.

Apesar de ser utilizado na esmagadora maioria dos vinhos, e isso é fácil de saber já que por lei todos os rótulos devem ter a indicação “Contém Sulfitos” se realmente o vinho os tiver, actualmente já existem no mercado alguns vinhos produzidos sem sulfitos. E isso é uma boa noticia a quem é alérgico!

Mas tenho uma revelação surpreendente para vos fazer: os sulfitos existem em grande quantidade em muitos outros alimentos que vocês consomem diariamente e nem sabem! Falo de molhos e compotas, produtos de conserva, sumos engarrafados, alimentos congelados, frutas desidratadas. E a grande verdade é que, no meio disto tudo, o vinho até é dos produtos alimentares com menor quantidade de sulfitos.

Portanto, bebam à vontade (mas com moderação!)

Um brinde a todo e até à próxima semana!