5 Minutos de Vinho
5 Minutos de Vinho
EP16 - DICAS PARA OFERECER VINHO
/

Foram convidados para um jantar e não sabem que vinho levar? Aqui encontram dicas para oferecer vinho e fazer boa figura!

VINHO QUE ACOMPANHA O EPISÓDIO: Herdade do Sobroso Cellar Selection Antão Vaz & Alvarinho – Alentejo

É e realmente uma pergunta que recebo com frequência, tanto de amigos como de seguidores do blog…

Por isso hoje deixo umas dicas de como escolher vinho para oferecer a amigos:

1ª dica: seja para almoçar ou jantar, levem um vinho que já conheçam, que saibam falar dele, um vinho que vocês possam explicar porque foi escolhido. Ou um vinho que tenha uma história engraçada ou um significado especial para vocês.

Como eu digo muitas vezes, um vinho é uma bebida emocional, uma bebida social e que sabe melhor quando partilhado com as pessoas certas por isso não levem apenas um vinho que “a senhora da loja disse que era bom!” … Mostrem a vossa amizade ou carinho pelos anfitriões através da escolha do vinho.

2º dica: podem claro também optar por um vinho que não conheçam mas com base no menu que vai ser servido. Se já sabem que vão para uma mariscada, ou um churrasco de carnes, ou o dono da casa vai fazer aquele prato asiático que está a prometer há meses, então procurem um vinho que harmonize bem com essa comida!

E se têm dúvidas do que escolher, já sabem, peçam ajuda a quem trabalha na loja de vinho mais perto de vossa casa!

3º dica: pensem se querem levar um vinho para beber nesse dia ou nesse encontro, ou querem levar um vinho para oferecer aos anfitriões como presente e eles que bebem quando quiserem? Isto pode ajudar a definir o vinho.

Se for para beber de imediato, têm que ter em conta se é almoço ou jantar, qual a estação do ano, o que é que os convidados terão mais vontade de beber, o que harmoniza bem com a comida daquele dia, etc,

Se for para oferecer aos anfitriões então procurem um vinho com maior potencial de envelhecimento e para isso os episódios das castas ou dos vinhos velhos aqui do podcast também pode ajudar.

Isto porque se comprarem um vinho, seja branco ou tinto ou até um fortificado, que tenha um bom perfil de envelhecimento, não irá comprometer o momento em que será bebido e os vossos amigos podem bebê-lo nesse mesmo dia, ou daí a um ano ou noutra altura que lhes apetecer (e o vinho permitir, claro!)

4º dica: podem optar por garrafas Magnum, ou seja garrafas de 1,5lts. E digo isto por várias razões: causa sempre mais impacto uma garrafa grande do que uma pequena, isto é, uma de 75cl.

Depois porque o vinho conserva-se melhor numa garrafa grande onde tem mais líquido, tem menos hipótese de oxidação e preserva melhor os seus aromas logo também há menos risco de criar aromas de defeito.

Depois porque em alguns casos (nem todos, têm que estar atentos a isso) o preço até compensa ou no limite, custa exactamente o mesmo que duas garrafas pequenas.

Outra vantagem é que dá para mais gente beber! Se é um grupo grande, duas garrafas Magnum já fazem a festa!

Por isso lembrem-se, um vinho é muito mais do que uma bebida, ofereçam acima de tudo algo com significado que vão sempre fazer boa figura 😉

Um brinde a todos