Enoturismo Portugal de Norte a Sul entre vinhos e queijos

Não sei de vocês, mas eu acho que vinho e queijo é das melhores harmonizações de sempre! 

 

Um bom copo de vinho e um queijinho faz-me feliz, concordam? E se há algo de que realmente precisamos neste momento nas nossas vidas é de coisas que nos façam feliz.

Escolhi três vinhos e três queijos, todos de regiões diferentes para que se sintam a viajar por Portugal de norte a sul entre vinhos e queijos!

 

Enoturismo Portugal de Norte a Sul entre vinhos e queijos

Enoturismo Portugal de Norte a Sul entre vinhos e queijos

  • VINHO: Covela Edição Nacional Avesso – Quinta da Covela – Vinho Verde
  • QUEIJO: Queijo de Maçussa – região de Lisboa

A Quinta da Covela situa-se no chamado “Douro-verde”, ou seja, insere-se na região do Vinho Verde mas já muito próximo do rio Douro. Ali na sub-região de Baião, a casta branca Avesso é sem dúvida a que mais se destaca e a Quinta da Covela sabe trabalhá-la muito bem.

O Covela Edição Nacional Avesso é fresco, seco e elegante. Tem também uma acidez equilibrada e uma intensidade aromática – mais vegetal e cítrica – perfeitas para harmonizar com o queijo proposto

Queijo Maçussa é a versão “chèvre” produzido artesanalmente na Azambuja. Um queijo de cabra de pasta mole coberto de uma fina camada de bolor. Um queijo de cabra tem por si só um sabor bastante intenso, mas o facto do Maçussa juntar a isso o sabor terroso do bolor, faz deste o queijo ideal para envolver a fruta e a acidez do vinho Avesso.

 

Enoturismo Portugal de Norte a Sul entre vinhos e queijos Enoturismo Portugal de Norte a Sul entre vinhos e queijos

  • VINHO: Quinta dos Termos Surpresa – Beira Interior
  • QUEIJO: Queijo de Nisa DOP – Alentejo

A Beira Interior é uma região de vinhos que tenho vindo a explorar cada vez mais. A sua proximidade à Serra da Estrela, as vinhas plantadas em altitude e as baixas temperaturas onde chega a nevar, dão um carácter forte aos vinhos.

Este Quinta dos Termos Surpresa é feito exclusivamente da casta Baga, está cheio de vida, fruta madura e notas secas de cacau. A sua acidez e intenso sabor de fruta preta é um bom acompanhamento para um queijo também ele de cheio de personalidade.

Queijo de Nisa DOP, da região do Alentejo. Trata-se de um queijo curado de ovelha, de pasta semi-dura e cor branca amarelada. Tem aroma intenso e uma ligeira acidez. Um queijo aromático e curado como o de Nisa vai ficar uma delícia com os sabores de compota e cacau do vinho Quinta dos Termos Surpresa.

 

Enoturismo Portugal de Norte a Sul entre vinhos e queijos

 

 

 

Enoturismo Portugal de Norte a Sul entre vinhos e queijos

  • VINHO: Algar Seco – Adega Cooperativa de Lagoa – Algarve
  • QUEIJO: Queijo de Azeitão DOP – Palmela

Esta é uma harmonização que podem fazer como aperitivo ou sobremesa, deixo à vossa escolha 😉

Descobri recentemente o vinho Algar Seco e não foi difícil ficar rendida. É um vinho licoroso produzido pela Adega Cooperativa de Lagoa, a partir da casta Crato Branco. Não se encontra facilmente em Portugal outro vinho deste género, sendo muito semelhante ao espanhol Jerez.

Muito seco, aromas de amêndoas e nozes torradas, acidez e com grau alcoólico de acima de 16%. É considerado um vinho aperitivo, mas com este teor alcoólico talvez não seja má ideia deixar para depois da refeição!

E para um vinho seco e cheio de acidez, mas com envelhecimento em carvalho e bem intenso, acho que o queijo de Azeitão DOP é simplesmente perfeito. Diria que é um queijo que dispensa apresentações, mas ainda assim, cá vai. Pode-se dizer que este é um “primo” do queijo Serra da Estrela já que o seu primeiro produtor era da natural da Beira Baixa, mas ao reproduzir o tão famoso queijo amanteigado na zona de Azeitão percebeu que o resultado final era bem diferente.

Portanto, apesar do processo de produção e textura de ambos ser semelhante, o queijo de Azeitão acaba por ter um sabor bem mais intenso e algo picante. Um queijo untuoso e gordo como este vai certamente estar à altura do vinho Algar Seco.

 

E agora o mais importante… onde podem comprar todos estes vinhos e queijos e muitas outras coisas deliciosas?

LISBOA

PORTO

Estes são apenas alguns sítios onde podem encomendar os vossos vinhos e queijos preferidos, mas actualmente quase todas as lojas estão a fazer entregas em casa.

Recomendo também contactar directamente as marcas de queijo e produtores de vinho que estão a dar tudo por tudo para vos levar a casa as suas preciosidades!

Espero que se divirtam a explorar Portugal de Norte a Sul entre vinhos e queijos (mas sossegadinhos em casa sim?)

 

 

 

Subscreva para receber cada novo artigo no seu email




0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *