harmonização vinhos e comida

Sevilha recebeu os bons sabores portugueses e espanhóis, através do projeto AGAVI “A Viagem”: 500 anos da Circum-navegação de Magalhães

No passado dia 4 de Novembro, AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, organizou um almoço que levou a Sevilha o melhor da gastronomia portuguesa.

Foi uma ação inserida no projeto AGAVI “A Viagem”, inspirado nos 500 anos da expedição de Fernão de Magalhães, que teve a sua partida precisamente de Sevilha.

Foi, para mim, um grande privilégio ser convidada a fazer parte deste momento!

O evento teve lugar nos jardins do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, começando com uma Masterclass de vinhos portugueses, liderada por Sara Peñas e Carlos Magalhães.

Carlos Magalhães é enólogo e responsável de viticultura de diversos projectos, entre eles Caminhos Cruzados no Dão e o seu próprio vinho Parceria, no Douro.

A selecção que o enólogo fez para este almoço de celebração foi:

  • Espumante Quinta do Ferrão Blanc de Blancs Bairrada 2005,
  • Caminhos Cruzados Encruzado Dão 2020,
  • Parceria Reserva tinto Douro 2015
  • Porto Tawny 10 anos da Sandeman 

Já o menu, foi protagonizado pelo Chef espanhol Andrés Pereda (restaurante Kabuki) e pelo Chef português Hélio Loureiro.

Em conjunto, os Chefs criaram uma fusão da cultura atlântica e dos sabores mediterrânicos, sem medo do uso de especiarias da cultura oriental, característica da viagem de Fernão de Magalhães.

Entrada:

Tortita de camarão com Fino en rama Tío Pepe, de barrica selecionada pela equipa Kabuki

Primeiro prato:

Usuzuri de pargo com molho espanhol “adobo”

Principal:

Lombo de bacalhau macerado em Vinho Tinto do Douro, puré de castanha e cravo-da-índia

Sobremesa:

Toucinho do Céu marinado no vinho do Porto, canela, pimenta e cravo-da-índia, especiaria que desempenhou um papel crucial nessa grande viagem pelo mundo.

O projeto “A Viagem” engloba três ações na América (Chile), Europa (Sevilha) e Ásia (Japão). Foram estes os diferentes continentes por onde passaram os navios do navegador Fernão de Magalhães, a caminho das ilhas das especiarias.  

Com este projecto, a AGAVI visa promover e divulgar a gastronomia de Portugal nos mercados internacionais, no sentido de criar valor e novas oportunidades para o aumento da expansão e exportação de produtos portugueses.


PODCAST DE VINHO
Carrege na imagem para ouvir podcast