Os vinhos da Quinta da Aveleda são, de facto, privilegiados por nascerem neste cenário encantado

 

Esta é a casa de alguns dos vinhos portugueses mais consumidos no mundo, desde o popular Casal Garcia até aos topos de gama Quinta da Aveleda Reserva. Aqui a casta Alvarinho é rainha e produz vinhos brancos únicos, com muita frescura e uma acidez vibrante!

img_5831

Apesar de haver registo mais antigos, a história da Quinta da Aveleda como a conhecemos hoje data de 1850, altura em que Manoel Pedro Guedes a adquiriu. Farto das lides políticas, Manoel Pedro decidiu dedicar-se inteiramente à vida de campo e mudou-se da cidade para esta casa verde, da densa hera que a cobre.

Em redor da casa estendem-se intermináveis jardins cheios de recantos onde nos perdemos facilmente, um autêntico parque botânico em que o sol espreita timidamente através da intensa flora!

cimg7149

20150415_125119

Entre as centenas de espécies de plantas e flores, que por si só já atraem turistas de vários cantos do mundo, encontramos vários lagos e as famosas follies – excêntricas e intrigantes construções de pedra que foram surgindo ao longo dos anos na Aveleda, cada uma com a sua história. A que mais prendeu a minha atenção foi a Torre das Cabras onde, na escadaria em espiral, se passeiam simpáticas cabras anãs, símbolo de fertilidade e abundância. Por serem tão especiais e características na quinta, Follies dá nome de uma referência de vinhos desta casa.

img_5865

20150415_121819

Uma passagem pela Adega Velha transporta-nos também para uma atmosfera mística. Ao entrar na escura adega, fui envolvida pelo cheiro a madeira húmida e pelos subtis cantos gregorianos. No meio das inúmeras pipas que guardam tesouros há mais de 10 anos em estágio, tem uma redoma iluminada. Nessa redoma está orgulhosamente exposta a primeira aguardente Adega Velha engarrafada assim como a garrafa de vidro trazida da Rússia que serviu de modelo ao formato actual.

img_5845

img_5850

É verdade que saí da Quinta da Aveleda ainda deslumbrada por todo estes ambientes mágicos mas a melhor recordação que trouxe para casa foram mesmo os vinhos, os queijos e as compotas que encontrei na irresistível e imperdível Aveleda Shop!

img_5811  20150415_095320