prova vinho farrapo

“Vinho de Talha Tour” chegou para dar a conhecer esta forma milenar de produzir vinho no Alentejo


Chegou Novembro! O mês das folhas a cair, mês das lareiras, das castanhas assadas e o mês de provar o vinho de talha no Alentejo.

O ano passado fui mesmo a Vila de Frades para visitar alguns produtores e aprender mais sobre este vinho. Escrevi tudo neste artigo.

Mas este ano há uma novidade! Orgulhosos desta tradição e de forma a dá-la a conhecer melhor, a adega Gerações da Talha criou a “Vinho de Talha Tour”.

Em Vila de Frades, pode conhecer a antiga villae Romana de São Cucufate, onde estão bem evidentes os vestígios de uma casa agrícola que outrora explorou estes solos para produzir alimentos e também o seu vinho.

Desde essa altura, há cerca de dois mil anos, que nunca se deixou de produzir vinho seguindo o mesmo processo e técnicas herdadas por esta civilização.

Este é o mote para lhe dar a conhecer esta região através de um passeio num jipe todo-o-terreno.

Uma viagem entre o passado e o presente passando pelas vinhas, algumas adegas e tabernas de Vila de Frades. Terá oportunidade de provar a excelente gastronomia alentejana e degustando os autênticos vinhos de talha.  

A prova de vinhos na adega da Gerações da Talha inclui o vinho Farrapo branco e tinto, acompanhada de uma tábua de queijos e paio tipicamente regionais

O almoço em outra adega tradicional com prova dos vinhos do produtor, pode variar o produtor e respectiva degustação

Se marcar a sua “Vinho de Talha Tour” em Novembro e Dezembro – altura em que se abrem as talhas – tem a possibilidade de visitar uma taberna típica e ouvir o cante alentejano mais uma vez com prova dos vinhos do produtor.

Esta tour está disponível todo o ano, mediante marcação prévia no site da Gerações da Talha e tem um limite máximo de 6 pessoas devido a lotação do jipe.