wine corner azeitão

Já abriu o novo ‘Wine Corner by José Maria da Fonseca’, integrado na Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão

É possível que reconheçam este espaço e que até lá tenham estado antes, mas com outro nome.

A vida dá muitas voltas e aquele pátio fresquinho e delicioso mesmo ao lado da Casa Museu José Maria da Fonseca chama-se agora “Wine Corner”.

E o nome “Wine Corner” não é um acaso, tem uma história! O restaurante está integrado no que foi, em tempos, a casa da família Soares Franco e é atualmente a Casa Museu José Maria da Fonseca. Num dos cantos da grande casa, havia um edifício conhecido antigamente pela “Casa do Canto”. Hoje a “Casa do Canto” serve vinhos e petiscos de Azeitão!

entre vinhas wine corner

Além do nome, o próprio conceito gastronómico também mudou um pouco, até porque se juntou à equipa o Chef Luis Barradas para dar um cunho muito pessoal ao espaço.

Luís Barradas é natural de Setúbal, mas viajou um pouco por todo o mundo por isso junta, no menu, todas essas experiências sensoriais, com uns pratos mais tradicionais e outros mais criativos e arrojados!

chef luis barradas
Chef Luis Barradas ©EntreVinhas

Quando fui conhecer o Wine Corner by José Maria da Fonseca, deixei-me ficar nas mãos do Chef e a comida foi chegando à mesa.

Em primeiro lugar, foi servida uma trilogia de Tártaros: Ceviche de corvina, tártaro de atum com temperos japoneses e Tártaro clássico de novilho.

Os pratos do Mar foram o Tataki de Atum com migas de tomate, pesto de coentros e poejo; e a Pesca do dia – que naquele dia calhou ser Corvina – acompanhada de Arroz carolino de limão, bivalves, alófitas e algas do Sado.

A acompanhar os peixes bebi o vinho DSF Riesling, com as notas petroladas características da casta mas com o toque fresco e salino bem típico dos brancos da Peninsula de Setúbal

migas-wine-corner
Atum Tataki e Migas de tomate ©EntreVinhas

Como prato de carne Luis Barradas preparou um bife Arouquesa com arroz cremoso de cogumelos e queijo de Azeitão curado 12 meses.

Esta foi servida com o vinho José de Sousa Reserva tinto – o toque alentejano desta refeição – cujas notas de frutos silvestres e uma madeira subtil combinaram bem com a carne mal passada.

Como sobremesa, deliciei-me com uma Mousse de chocolate em aguardente “Mosca” e uma Pera bêbeda em Moscatel José Maria da Fonseca e gelado de queijo de Azeitão.

“Mosca” é uma aguardente criada nos anos 30 a partir de vinho Moscatel, muito apreciada e famosa em Azeitão!

Para acompanhar os doces veio o DSF Moscatel de Setúbal Cognac. Este Moscatel é fortificado com aguardente da região de Cognac dando-lhe aromas ao mesmo tempo cítricos (tipo casca de laranja) e frutos secos torrados.

O projecto deste espaço em Azeitão é da responsabilidade do Arquiteto Tiago Silva Dias, onde se destacam os tectos abobadados revestidos de garrafas de vinho.

Para Sofia Soares Franco – responsável de Enoturismo e Comunicação da marca – “O Wine Corner vem reforçar a nossa oferta de Enoturismo e proporcionar uma experiência completa a quem nos vem visitar, uma experiência onde os vinhos se aliam a uma oferta gastronómica inspirada na região.”

wine corner azeitão
entre vinhas wine corner
Esplanada Wine Corner

O bar tem disponibilidade para 100 lugares sentados, entre duas salas interiores e o espaço exterior e vai estar aberto ao público em geral e aos visitantes da Casa Museu, todos os dias da semana das 12h00 às 22h00.

A carta de bebidas do Wine Corner não tem só vinhos. Tem também cocktails, espumantes, sangrias frutadas e refrescantes, vinhos sem álcool, uma vasta e especial seleção de moscatéis e aguardentes. Toda esta seleção é proveniente de 5 regiões diferentes: Península de Setúbal, Alentejo, Douro, Dão e Vinhos Verdes.

Fundada há quase 200 anos, a José Maria da Fonseca orgulha-se de ser o primeiro produtor em Portugal a vender vinho engarrafado.

Hoje são mais de 30 marcas que produz, sendo sem dúvida o Periquita o mais icónico desta casa.

vinhos josé maria da fonseca
Selecção de vinhos ©EntreVinhas

A minha sugestão é que, quando for visitar a Casa Museu, pare para comer uns petiscos e vinhos na porta ao lado, no recém-inaugurado Wine Corner By José Maria da Fonseca.

Agora que se aproxima o Verão, posso garantir-lhe que o pátio coberto por plantas e rodeado de vinho e petiscos vai ser um dos seus lugares preferidos para estar em Azeitão!