world of wine porto

O WOW – World of Wine no Porto deixa todos os amantes de vinho mesmo de boca aberta!

O WOW – World of Wine é um dos mais ambiciosos projectos de vinho no Porto e estava em construção há cerca de 5 anos. A data prevista para abrir era o Verão de 2020, e mesmo em plena pandemia o World Of Wine abriu!

Eu não fui logo na abertura, mas a vontade era muita por isso, 6 meses depois da inauguração, já lá estava batida.

O WOW é um quarteirão cultural composto por:

6 museus

9 restaurantes e bares

1 escola de vinho

1 espaço de exposições temporárias

1 loja só de vinhos e muitas outras lojas temáticas em cada museu

Este complexo nasceu da recuperação de vários armazéns de vinho situados em Vila Nova de Gaia, pertencentes ao grupo Fladgate Partnership . Todos estas valências estão integradas num projeto que combina a recuperação das caves e edifícios históricos, desenvolvidas à volta de uma praça central muito espaçosa.

Todas as noites, às 21h15 e 22h15, nesta praça acontece um espetáculo de vídeo mapping com os temas dos diferentes museus!

A maioria das caves, onde hoje se encontra o WOW, apresentava um estado de degradação irreparável, mas eram e são uma incrível memória da indústria mais importante desta região, tendo algumas das caves mais de 200 anos.

Do lado do Porto, quando olhamos para a encosta de Vila Nova de Gaia, este enorme complexo do WOW até passa despercebido por entre as restantes caves de Vinho do Porto.

Houve por isso um cuidado trabalho de recuperação de todos os edifícios, dar-lhes nova vida mas sem esquecer a traça original, mantendo intacto o máximo possível da estrutura original de cada cave.

MUSEUS

The Wine Experience

Não importa se percebe muito, ou médio ou pouco de vinho, este museu deixa qualquer um fascinado! A intenção é exactamente simplificar o vinho.

Desde o tipo de solo, às diferentes regiões, à videira, uvas e castas, vindima, tipos de madeira/barrica, até aos diferentes sabores e aromas do vinho, este museu explica tudo!

Podemos caminhar por dentro de um bago de uva gigante, uma carrinha Bedford clássica nas vindimas no Douro e ainda ver quadros das diferentes castas portuguesas e internacionais, personificadas e cheias de humor!

A visita termina na sala de provas onde, acompanhados por uma funcionária do museu, fazemos uma prova de vinho técnica com excelentes explicações.

E, assim, sempre de forma muito interactiva e imersiva, nem damos pelo tempo passar!

Planet Cork

O que é que está directamente associado ao vinho? A cortiça e por isso no WOW há um museu só dedicado a este produto tão português.

Neste museu explicam tudo sobre o sobreiro e a composição da cortiça, até à extracção da mesma e a sua transformação em rolha de vinho e espumantes.

Mas sendo Portugal o maior produtor de cortiça no mundo, este produto serve para muito mais do que rolhas de garrafas: construção, moda e até engenharia aeroespacial, entre outros usos.

Aqui fiquei a saber que eu peso o equivalente a 11.200 rolhas de cortiça e ainda fiz uma rolha personalizada para o Entre Vinhas!

The Chocolate Story

Aqui aprendemos tudo sobre a historia do chocolate e hábitos de consumo ao longo dos tempos.

Conhecemos as regiões do mundo onde se planta cacau, como é a sua árvore e a apanha dos grãos até estes se transformarem naquele pedaço delicioso que eu, pelo menos, adoro!!

Cada sala tem sons e aromas diferentes para que, mais uma vez, tenhamos uma experiência despertando todos os sentidos. Inclusive o paladar, não estivéssemos nós no museu do chocolate: não só podemos provar o grão de cacau virgem com o produto final na fábrica de chocolate Vinte Vinte – marca própria do WOW

Porto Region Across the Ages

O museu perfeito para amantes de história. Apesar de se focar muito na história da cidade do Porto, a cronologia começa muito antes, com a fundação de Portugal.

Atravessa todos os episódios de reis e batalhas, descobrimentos e, mais recentemente, a marca que as Invasões Francesas deixaram na cidade Invicta.

Mas atenção, o museu está feito de forma tão divertida e com uma linguagem tão simples e leve que mesmo aqueles que não adoram história, vão passar um bom momento aqui, acredite!

museu-porto-wow

The Bridge Collection

Este é um museu – na verdade é uma colecção privada – só dedicado a copos ou recipientes para colocar líquidos (preferencialmente vinho!) e rituais de bebida ao longo dos tempos.

Penso que nunca tinha entrado num museu com mais de 1500 copos e jarras antiquíssimas que atravessam várias eras e vários povos pelo mundo.

Senti-me, claro, um elefante numa loja de porcelanas… Não estivesse tudo tão bem protegido e eu tinha medo de partir algum dos delicados vasos expostos!

À data da minha visita, o museu Porto Fashion & Fabric Museum ainda não tinha aberto, mas abriu finalmente em Maio e já pode ser visitado. Se for tão bem montado como os restantes museus, recomendo muito (mesmo não tendo lá ido!!)

RESTAURANTES

Dos 9 restaurantes e bares do WOW – World of Wine, só tive oportunidade de experimentar um, o V.P , que significa “Vista Privilegiada”, e o nome não é nada enganador!

Este é um restaurante de comida tradicional portuguesa com aqueles pratos que todo o português conhece e aprecia.

Quanto à carta de vinhos – e este conceito é transversal a todos os restaurantes e bares do WOW – está organizada não por regiões, mas sim por estilos de vinho. Esta é uma excelente ideia que facilita muito a escolha do vinho para os menos entendidos! Ainda assim, a Sommelier presente na sala está totalmente disponível a dar uma ajuda caso seja necessário.

( NOTA: Actualmente, o menu de comida portuguesa está no novo restaurante T&C, localizado no andar de baixo da Escola de Vinho. O V.P. dedica-se agora a servir um delicioso brunch todos os dias das 10h às 18h! )

Além do V.P. tem muito mais por onde escolher, nos vários edifícios do WOW:

root-n-vine-wow
Root and Vine – Vegetariano
golden-catch-wow
Golden Catch – Peixe
angel´s share
Angel’s Share – Winebar

ESCOLA DE VINHO

Como o nome indica é uma escola que organiza cursos, workshops, degustações de vinho português no geral e assim como de Vinho do Porto durante todo o ano e para todos os níveis de conhecimento. Ah e ainda fazem harmonização de vinho com o chocolate Vinte Vinte, claro!

COMO SE ORIENTAR PARA NÃO PERDER NADA!

  • Não só pela sua dimensão física, mas também pelos conteúdos fascinantes destes museus, recomendo reservar dois dias para visitar o WOW com calma.
  • O horário de abertura dos museus é às 10h ao fim de semana e às 12h durante a semana e fecham todos os dias às 19h . Informação importante para organizar as suas visitas.
  • De manhã pode visitar o Planet Cork ou mesmo o Chocolate Story (boa forma de começar o dia, a pensar e a comer chocolate!)
  • A pausa para almoço pode fazê-la num dos muitos restaurantes, no entanto tenha em conta que no V.P. ou no 1828 irá precisar de mais tempo para disfrutar do menu. Enquanto que no Lemon Plaza, Golden Catch ou Root & Vine consegue fazer uma refeição mais curta para seguir a visitar os museus à tarde
  • Eu demorei cerca de 3 horas só no Wine Experience e acho que qualquer pessoa, seja ou não amante de vinho, vai acabar por dedicar muito tempo a este museu pelo que recomendo deixar para a parte da tarde.
  • Os museus The Bridge Collection e o Porto Region Across the Ages são muito interessantes, mas talvez não precise mais do que 1 hora para cada um, sendo assim pode sempre terminar a visita ao WOW num destes museus.
garrafeira-loja-wow
Garrafeira WOW
  • Uma vez que à data da minha visita o museu Porto Fashion & Fabric Museum não estava ainda aberto, não consigo prever um tempo de visita, mas penso que se for amante de moda então não o pode perder e deverá reservar uma tarde só para este museu!
  • Depois dos museus fecharem, os restaurantes e bares mantém-se abertos até mais tarde (verificar o horário conforme a altura do ano). Por isso recomendo, no fim do dia de visitas pode ir descansar no Angel Share enquanto bebe um bom copo de vinho com uma das melhores vistas sobre o Douro!
  • Ah! E não se esqueça de reservar algum tempo para se perder nas lojas dos museus ou mesmo na garrafeira Oenophilia, porque vai de certeza querer levar uma recordação do WOW – World of Wine para casa!

Carregue na imagem para mais informações
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *