XIII CONCURSO VINHOS DO ALGARVE

Pela primeira vez fui júri do Concurso de Vinhos do Algarve (que já vai na 13º edição) e foi com bastante entusiasmo que o fiz!

Trata-se da região que, dentro das 14 regiões vitivinícolas de Portugal, os portugueses talvez menos conheçam.

O Algarve por si, faz-nos lembrar praia, mar e festas e Verão mas não imediatamente produção de vinho… mas se pensarmos bem, o vinho encaixa bem com tudo isso!

Como região demarcada de vinho, o Algarve nasceu em 1980 mas nem sempre foi fácil sendo que a área de vinha plantada teve de competir grandemente com a área de campos de golf.

Felizmente a partir dos anos 2000 percebeu-se que ali havia bastante espaço (físico e comercial) para ambos os produtos Vinho e Golf e que eram, no fundo, perfeitamente compatíveis e complementares!

vinhos do algarve

XIII CONCURSO VINHOS DO ALGARVE

O Vinho Branco Regional Algarve, DONA NIZA ARINTO 2019 do produtor Obserpolis, Unipessoal, Lda foi o grande vencedor do XIII Concurso dos Vinhos do Algarve, que decorreu no passado dia 6 de maio, no Convento de S. José, em Lagoa.

Destaca-se o facto de, pela primeira vez, ser um vinho branco, o grande vencedor do Concurso dos Vinhos do Algarve.

Sendo um concurso oficial, o número de medalhas está limitado a 30% dos vinhos inscritos. Desta forma, foram medalhados 42 vinhos: 28 medalhas de Prata, 15 medalhas de Ouro e, o grande vencedor, Dona Niza Arinto 2019, agraciado com a Grande Medalha de Ouro.

vinhos do algarve
Grande Medalha de Ouro

Acrescento ainda que a maioria dos vinhos em concurso não medalhados tiveram uma pontuação enquadrada na “Medalha de Prata” (igual ou superior a 82 pontos), o que traduz a evolução qualitativa dos vinhos do Algarve.

A casta autóctone do Algarve, Negra Mole, teve destaque no concurso com uma série especial de seis vinhos, conseguindo excelentes resultados: 3 Medalhas de Ouro atribuídas a 2 tintos e 1 rosé.

Esta é uma casta pela qual tenho muito carinho e cada vez mais gosto dos vinhos que origina. A Negra Mole, tudo o que não tem em cor, tem em sabor e taninos! Produz vinhos pouco carregados mas cheios de personalidade e perfeitamente adaptados a um clima Mediterrâneo como o do Algarve.

ALGARVE NEGRAMOLE
Vinho rosé Negramole

No XIII Concurso de Vinhos do Algarve foram provados 135 vinhos, entre brancos, rosés e tintos de 32 produtores, o que traduz um aumento de 20% no número de vinhos inscritos, e de aproximadamente 30% no número de produtores participantes, em comparação à última edição.

O Concurso de Vinhos do Algarve tem por objetivo a atribuição de distinções aos vinhos engarrafados da região. Pretende-se estimular a produção de vinhos de qualidade, bem como promover os melhores vinhos produzidos na no Algarve.

Como parte do painel de jurados do concurso, dou os Parabéns à excelente organização do XIII Concurso dos Vinhos do Algarve e a todos os produtores que contribuem para a evolução significativa da qualidade dos vinhos desta região.

4 replies
  1. José Caldeira
    José Caldeira says:

    Sou do tempo em que vinhos do Algarve eram muito alcoólicos (por comparação) e de fraca qualidade. É bom ver a evolução e saber que há mais exigência nos padrões de qualidade.

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *